Clínica Médica e Spa Semente Cristal | Termas do Gravatal | SC

Horário: : Segunda à Sábado das 8h00 às 20h00
  Contato : (48) 3648.2087 | (48) 98415.1710

Dica de Saúde Semente Cristal – Queimadura por Água-Viva

Dica de Saúde Semente Cristal – Queimadura por Água-Viva

Neste verão, mais de 12 mil pessoas já sofreram queimaduras por águas-vivas (medusas) no litoral de Santa Catarina e do Paraná.

Você pode identificar a queimadura por águas-vivas através da sensação de queimação característica e intensa no local, da marca dos tentáculos na pele, e ainda pode haver vermelhidão e inchaço.

Alguns cuidados são importantes para o primeiro atendimento!

1 – NUNCA lave o ferimento com água doce! Água doce potencializa a ação do veneno!
2 – Se houver algum resquício do tentáculo do animal na pele, você enxergará, e então deverá removê-lo (nunca com as mãos!) utilizando uma espátula ou utilizando o lado não cortante de uma faca. É muito importante cuidar para não lesionar ainda mais a pele!
3 – Lave o local de forma abundante com vinagre. O Vinagre neutraliza o veneno, diminuindo a dor. Você deve manter uma compressa , com um pano embebido em vinagre, por cerca de 30 minutos.
4 – Aplicar gelo – feito de água do mar! – Pode ajudar a aliviar a dor.
5 – Para alívio da dor, que dependerá da extensão da queimadura, da sensibilidade da pessoa e das primeiras medidas tomadas, são recomendados analgésicos e anti-inflamatórios.

Não deixe de consultar um médico e se necessário um pronto-atendimento caso os sintomas estejam muito intensos ou se você perceber qualquer situação fora do seu controle! É muito raro ocorrer situações extremas como choque anafilático, mas em caso de dúvidas, não exite em buscar ajuda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *