Clínica Médica e Spa Semente Cristal | Termas do Gravatal | SC

Horário: : Segunda à Sábado das 8h00 às 20h00
  Contato : (48) 3648.2087 | (48) 98415.1710

Dor nas Costas

Clínica Médica e Spa Semente Cristal - Dor nas Costas - Blog

Quem nunca sentiu um desconforto nas costas? Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que 80% das pessoas sofrem ou vão sofrer deste problema em algum momento da vida. Ela pode ser leve, gerando apenas um incômodo, mas também pode ser grave ou crônica e comprometer a qualidade de vida. As causas são variadas e o tratamento depende do diagnóstico correto.

 

Causas da dor nas costas

As dores nas costas podem atingir três regiões diferentes: lombar (acima do quadril), dorsal (meio das costas) e cervical (transição entre o tronco e a cabeça). A dor lombar, também chamada de lombalgia, é a que mais afeta as pessoas, perdendo apenas para a dor de cabeça, ou cefaléia.

Divulgação/Pixabay©2018

Segundo especialistas, a coluna demonstra sinais de seu envelhecimento natural após os 40 anos de idade. Isso inclui formação de bicos de papagaio, pequenas protusões de disco e degeneração discal. Se, além disso, em nosso cotidiano realizarmos atividades que sobrecarreguem a coluna, teremos acentuação do envelhecimento. Consequentemente, muitos de nossos problemas são resultados de nossas condutas diárias, como carregar peso, postura inadequada ou exercícios em excesso mal realizados.

No entanto, a lombalgia também pode ser sinal de alguma disfunção mais severa como artrose, hérnia de disco e alterações na coluna, como lordose e escoliose.

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar que uma simples contratura se transforme em um problema crônico. Para identificar as causas da dor, em um primeiro momento o médico vai fazer uma investigação para definir localização, frequência e intensidade da dor. Depois existe um exame físico, em que o médico tenta descobrir como a dor afeta seus movimentos e em quais pontos ela se torna crítica.

Divulgação/Pixabay©2018

Divulgação/Pixabay©2018

Quando a dor nas costas se torna preocupante?

Quando começar a limitar as atividades diárias do paciente, a dor nas costas passa a ser preocupante. Uma dor de coluna é considerada crônica quando ultrapassa 15 dias de curso, quando não tratada adequadamente, a dor pode  disfunções em outros seguimentos do corpo, além

 

Tratamento

Divulgação/Pixabay©2018

Divulgação/Pixabay©2018

O tratamento varia de acordo com a causa do problema. “Não é indicado o uso abusivo de anti-inflamatórios, pois só mascara a dor e é prejudicial para os rins. Existem diferentes métodos de tratamento físicos menos invasivos como Acupuntura Neurofuncional, fisioterapia e outros mais invasivos, como bloqueios, radiofrequência e tratamento a laser. Atualmente, os procedimentos cirúrgicos são indicados com muita cautela, e apenas em casos bem específicos.

 

 

Acupuntura e Dor nas Costas

Divulgação/Pixabay©2018

Divulgação/Pixabay©2018

Uma técnica que está ganhando muita repercussão (positiva) para combater essas dores é a acupuntura. A Acupuntura Neurofuncional, é minimamente invasiva e não tem efeitos colaterais, pois trata-se da aplicação de agulhas em determinados seguimentos das costas para estimular a liberação das substâncias químicas naturais do corpo responsáveis pela redução da dor, ocasionando relaxamento muscular e diminuição da sensibilidade no local e, consequentemente a eliminação da sensação de dor ou redução a níveis toleráveis, sem uso de medicamentos.

 

Prevenção

Uma forma bastante eficaz de prevenir a dor nas costas é a prática de atividades físicas, incluindo musculação. Alguns exercícios fortalecem os músculos da região e de seu entorno, protegendo a lombar em uma espécie de cinta. Manter uma postura adequada no ambiente de trabalho e evitar carregar objetos muito pesados também são medidas importantes.

 

A Clínica Médica e Spa Semente Cristal é um Centro de Medicina Integral, Tratamento da Dor e Terapias Complementares e dispõe de um corpo clínico altamente especializado nesse assunto. A clínica atende de segunda-feira a sábado e está situada nas Termas do Gravatal/SC. Agendamentos e consultas pelos fones (48) 3648.2082 ou pelo Whats (48) 98415.1710 ou e-mail sementecristalacupuntura@gmail.com . Para mais informações acesse o site (sementecristal.med.br).

Clínica Médica e Spa Semente Cristal - Banner Blog

Evite doenças com hábitos saudáveis e boa alimentação.
Em caso de dor ou mal estar procure ajuda profissional.
Não use medicamentos sem indicação/orientação médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp