Clínica Médica e Spa Semente Cristal | Termas do Gravatal | SC

Horário: : Segunda à Sábado das 8h00 às 20h00
  Contato : (48) 3648.2087 | (48) 98415.1710

Dia D combate ao tabagismo

Clínica Médica e Spa Semente Cristal - Combate ao Fumo

Ele faz mal à saúde, deixa as roupas com cheiro desagradável, dá mau hálito, baixa a resistência física, dificultando até a simples subida de um lance de escadas…

 

O hábito de fumar já foi moda e hoje já não tem o mesmo glamour de outrora. O consumo de tabaco está reduzindo consideravelmente ano após ano, mas ainda existem pessoas que fizeram do hábito um vício e travam uma verdadeira batalha na tentativa de se separar da nicotina. Muitas vezes a decisão de parar de fumar acaba sendo adiada para evitar o desconforto de ficar sem o cigarro. Outras vezes por se acreditar ser possível parar a qualquer momento.

 

Quando se pára de fumar, os benefícios são inúmeros!

  •  Sono mais reparador
  •  Redução da ansiedade
  •  Melhora o aspecto da pele
  •  Melhora da pressão arterial
  •  Melhora do olfato e da gustação
  •  Melhora dos dentes e da gengiva
  •  Aumento da autoestima e da sensação de autocontrole
  •  Redução do risco de doenças do coração e cérebro-vasculares.
  •  Melhora do fôlego para realização de atividades diárias e exercícios físicos
  •  E muitas outras…

E além de beneficiar diretamente a saúde da pessoa, o ato de parar de fumar pode trazer também benefícios econômicos e financeiros ao ex-fumante. Pesquisa realizada pelo Centro Universitário Cesumar no Paraná mostrou que um fumante gasta até R$ 10 mil reais por ano com cigarros. Assista a reportagem clicando aqui e faça suas contas.

 

Existe um melhor momento para parar de fumar?

Sim! A hora certa é quando você está decidido a parar, com clareza. Parece óbvio, mas não é. Antes de tomar esta importante decisão, a pessoa passa pelo que chamamos de estágios de mudança, que são:

  1. Pré-contemplação (a pessoa ainda não vê necessidade de mudar),
  2. Contemplação  (o indivíduo começa a perceber seu problema, mas ainda não se mobiliza para tomar uma atitude),
  3. Planejamento (o indivíduo já tem uma visão mais clara sobre o seu problema e começa a pensar sobre como fazer para conseguir mudar),
  4. Ação (a pessoa coloca seu plano em prática e cuida para que funcione)
  5. Manutenção (este é o estágio mais complexo e desafiador de todo o processo. A fase de manutenção exige o máximo esforço do indivíduo para que não ocorra nenhum tipo de recaída e ele continue firme em busca da mudança e dos resultados almejados)

E agora que eu decidi, o que devo fazer?

Você irá enfrentar basicamente 3 etapas:

  1. Tomar a decisão de parar! somente você pode tomar esta decisão. Outras pessoas, principalmente da sua família, pessoas que lhe amam muito, podem desejar ou lhe pedir. Mas a decisão é toda sua! Uma vez tomada esta decisão é importante buscar apoio. Esse apoio pode ser obtido ao se participar de um programa profissional antitabagismo.
  2. Escolher uma data e ter um plano! é importante ter tempo para se preparar e para seguir um plano. Escolha uma data nos próximos 30 dias. Lembre-se que você pode ficar sem fumar. Lembre-se também dos benefícios que esta atitude irá trazer. A partir daí, comprometa-se com esta data!
  3. Lidar com a abstinência do cigarro! a abstinência ocorre quando o organismo passa a sentir falta de uma determinada substância. O organismo da pessoa que fuma está acostumado com doses diárias de nicotina e isso pode ser definido como dependência. Essa abstinência gera sintomas na pessoa que parou de fumar. Conhecer os sintomas é a melhor forma de se preparar e lidar com eles.

Estudos mostram que:

  • A maioria das pessoas consegue parar de fumar sozinho.
  • É muito comum ter recaídas e voltar a fumar.
  • A maioria das pessoas consegue parar de fumar definitivamente após a terceira ou quarta tentativas.

 

Se você acredita que consegue parar de fumar sozinho, tente! Lembre-se que o melhor tratamento é estar fortemente decidido a parar.

Se você está inseguro, quando estiver decidido a parar, procure a ajuda de um profissional treinado, ele pode te ajudar com diversas ferramentas! Algumas pessoas precisam apenas de acompanhamento e orientação, outras, de adesivos ou gomas de nicotina para reduzir a abstinência, outros necessitam de medicamentos para ajudar a lidar com a abstinência e com a ansiedade. Na Clínica Médica Semente Cristal, o fumante que deseja parar de fumar, passará por uma avaliação médica, e seguirá o tratamento que se mostrar mais adequado para suas necessidades. Além dos tratamentos convencionais utilizamos a acupuntura e auriculoterapia para melhorar sintomas como ansiedade, insônia, abstinência, constipação entre outros.

 

Confira nosso programa: http://sementecristal.med.br/antitabagismo/

 

Entre em contato para dúvidas e informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp