Semente Cristal - Medicina Integral e Terapias Naturais

Horário: : Segunda à Sábado - 8:00 às 19:00h
  Contato : Gravatal (48)3648-2087 - (48)98415-1710

Bem-estar na Gravidez

Pela óptica da Medicina Chinesa, acreditamos que a boa formação do indivíduo, seu sistema neuro – imuno – endócrino, sua vitalidade, sua saúde, decorre de uma concepção saudável e com energia. De uma gravidez equilibrada. E que e mãe também esteja saudável e equilibrada principalmente durante a gravidez. Os efeitos da acupuntura são transmitidos para o bebê através das substâncias vitais e pelo campo energético gerado pelo binômio mãe-bebê.

A realização de acupuntura e outras terapias naturais é possível e indicada para uma série de situações clínicas vivenciadas durante o pré-natal, como dores, inchaço, ansiedade, cansaço, padrão de sono, náusea e vômitos, auxilia na preparação para o parto, funcionamento do intestino e outros sistemas. Além disso, durante toda a gravidez orientamos o planejamento e a preparação para o parto.

O plano terapêutico dependerá das demandas da gestante.

 

Se você está interessado em nosso programa, envie-nos uma mensagem através do formulário abaixo, ficaremos felizes em responder suas dúvidas!

Saiba mais sobre os benefícios da Acupuntura na gravidez lendo a reportagem abaixo, de Bárbara Therrie para o portal Uol.

Acupuntura na gestação diminui dor nas costas, inchaço e ansiedade

As grávidas podem encontrar na acupuntura uma grande aliada para aliviar desconfortos clássicos da gravidez como enjoos, vômitos, dor nas costas, inchaço e ansiedade.

“A inserção de agulhas em pontos específicos do corpo visa buscar o equilíbrio físico e emocional da mulher na gestação”, explica Telma Zakka, médica acupunturista, ginecologista e coordenadora do Cômite de Dor Urogenital da Sociedade Brasileira para Estudos da Dor.

mulher-gravida-gravidez-parto-maternidade-saude-1349966321522_300x300

Confira a seguir os benefícios da acupuntura na gestação:

REDUZ ENJOOS E VÔMITOS

Causados pelo desequilíbrio do hormônio progesterona, os enjoos e vômitos costumam aparecer nos três primeiros meses de gravidez e podem ser controlados com a aplicação de agulhas na região do antebraço, de acordo com João Bosco da Silva, acupunturista e professor adjunto da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

ALIVIA A DOR NAS COSTAS

A dor nas costas atinge 88% das mulheres devido à sobrecarga da musculatura lombar, que precisa fazer um esforço maior do que o normal para manter o corpo ereto, esclarece a ginecologista Telma. Como o uso de anti-inflamatório deve ser evitado na gestação, a acupuntura é uma boa opção para reduzir este incômodo, pois tem efeito analgésico e libera substâncias como a endorfina, afirma Alexandre Massao Yoshizumi, acupunturista e vice-presidente do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo.

DIMINUI O INCHAÇO

Durante a gravidez, as alterações hormonais provocam o acúmulo de líquidos entre os tecidos do corpo. É comum que gestantes apresentem inchaços nas pernas, nas mãos e até no rosto. “A acupuntura aumenta a eliminação desses líquidos em excesso através do estímulo da função renal. Normalmente, a gestante conta que passou a urinar muito mais após o tratamento”, explica Alexandre.

MELHORA A ANSIEDADE

A produção de alguns hormônios contribui para a grávida ficar mais sensível e emotiva. Ao agir em neurotransmissores como a serotonina, a acupuntura traz um equilíbrio emocional reduzindo a ansiedade e a irritação. “Durante a sessão, que pode durar de 30 minutos a uma hora, a mulher consegue relaxar e se sente muito mais calma”, relata o médico acupunturista Alexandre.

REDUZ A CONSTIPAÇÃO

O processo digestivo da gestante fica mais lento por causa da diminuição dos movimentos peristálticos. Segundo o professor João Bosco, com o uso da técnica da medicina chinesa, os movimentos intestinais tendem a ficar normais, melhorando o quadro de prisão de ventre bastante comum nas grávidas. “As agulhas são colocadas principalmente nos braços e pernas, raramente no abdômen”, afirma.

AJUDA O TRABALHO DE PARTO

A técnica da Medicina Tradicional Chinesa também pode ser benéfica na hora do parto. “A acupuntura pode estimular as contrações uterinas no período de indução, quando o trabalho de parto está para começar”, diz o acupunturista João Bosco.

“O trabalho de parto é um fenômeno fisiológico e, no geral, as mulheres têm a capacidade de lidar com a dor. No entanto, quando o processo se torna muito difícil para a gestante e é necessária uma intervenção, a acupuntura pode ser utilizada”, explica Roxana Knobel, médica acupunturista, obstetra e professora do curso de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina.

Durante o trabalho de parto, as dores ocorrem de forma mais forte e intensa na região sacral e lombar. “Nesses casos, o estímulo com agulhas é feito no osso sacro e o efeito é imediato”, diz Roxana, que alerta: “Por se tratar de uma dor progressiva, a dor do parto não vai passar completamente, vai apenas aliviar com a acupuntura”.

images (2)

EXISTE ALGUMA CONTRAINDICAÇÃO?

Não há contraindicação da acupuntura na gravidez, no entanto, a técnica pode ter efeitos colaterais, como a formação de hematomas no local em que as agulhas foram colocadas, explica Alexandre, vice-presidente do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo.

“A aplicação das agulhas provoca uma dor mínima e a gestante pode ter queda de pressão ou tontura devido à ansiedade, quando ela não conhece a prática. É muito importante a escolha de um bom profissional”, alerta João Bosco, professor adjunto da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

https://estilo.uol.com.br/gravidez-e-filhos/noticias/redacao/2017/07/11/acupuntura-na-gestacao-diminui-dor-nas-costas-inchaco-e-ansiedade.htm