Semente Cristal - Medicina Integral e Terapias Naturais

Horário: : Segunda à Sábado - 8:00 às 19:00h
  Contato : Gravatal (48)3648-2087 - (48)98415-1710

Medicina de Família e Comunidade

Há muitos especialistas. Sim, há médicos especializados em partes do nosso corpo (coração, cérebro, rins, aparelho digestivo…). Outros, em grupos de doenças (infecciosas, imunológicas, psiquiátricas…). Alguns médicos são especializados em determinadas técnicas (radiologia, cirurgia cardíaca…). Ou em idades específicas (pediatria, geriatria…).

Há médicos para cada doença. Todos muito importantes e necessários. Mas…

As doenças nunca vêm sozinhas, aparecem sempre numa pessoa. E são as pessoas que adoecem ou se mantêm saudáveis. Precisamos de médicos especializados em cuidar da pessoa no seu conjunto. O Médico de Família sabe um pouco de todo o tipo de doenças, órgãos ou técnicas. E pode atender pessoas de distinto sexo, idade ou estado de saúde. Mas, sobretudo, conhece a pessoa inteira: é capaz de tratar e cuidar do todo e não somente uma parte!

Em pessoas e na família! A família é essencial na prevenção e no tratamento de muitas doenças. Algumas doenças podem afetar toda a família. Uma pessoa doente tem sempre influência no resto de sua família. E, por vezes, é todo o núcleo familiar que está doente e precisando de apoio. Por isso, o Médico de Família, especialista em pessoas, tem sempre em conta a família quando atende um de seus membros!

Na pessoa, na família e na comunidade… As pessoas vivem e adoecem segundo o meio social em que vivem. Existem diferenças no tipo de doenças e na forma de as enfrentar entre os diferentes grupos sociais. As pessoas que vivem num determinado bairro ou cidade, as que nasceram nesta comunidade ou procedem de outra, não adoecem da mesma coisa, nem da mesma maneira. A comunidade tem influência na nossa saúde.

O Médico de Família é, portanto, um médico especializado nos cuidados de saúde das pessoas, que pertencem a uma família e vivem numa determinada comunidade.

A continuidade dos cuidados de saúde que o Médico de Família presta é definida pelo fato dele acompanhar e seguir o processo de saúde e de doença das pessoas não de forma pontual, mas ao longo da sua vida… Desde a infância até a velhice.

Há muitas palavras que as pessoas utilizam para definir a relação que têm com seu Médico de Família:

De confiança

Aquele que nos conhece bem

Como se fosse da nossa família

O Médico de Família é um assessor, um conselheiro… Agende um encontro na Semente Cristal com o seu Médico de Família!

 

Leia mais:

Carta de Serviços

Resgatando a tradição do Médico de Família em sua casa

Prevenção Quaternária

Atenção especial às nossas crianças e adolescentes

 

Agende uma consulta!

Envie-nos uma mensagem através do formulário abaixo, ficaremos felizes em responder!