+55 (48) 3648 2087 ou 98415 1710 clinicasementecristal@gmail.com

Você já ouviu alguém dizendo: Parei o exercício porque sentia muita dor!?

Principalmente as pessoas portadoras de fibromialgia, mas também pessoas saudáveis, sem qualquer doença ou diagnóstico estabelecido!

Praticar algum tipo de exercício é essencial para o controle a longo prazo da dor crônica. Seu corpo precisa de algum tipo de movimento! Sedentarismo a longo prazo trará algum problema, seja na forma de dor ou na forma de outras doenças.

É normal sentir dor por causa do exercício físico? E a resposta é: depende. Se você está sentindo dor é porque está entre a 1ª e a 3ª semana de atividade física ou porque aumentou a carga de sua atividade ou realizou novos exercícios ou ainda porque não está sendo orientado adequadamente. Encontre uma atividade física adequada para você. É importante que seja algo que você goste de fazer! Procure um bom professor, em quem você confie e inicie de forma gradual.

Para pessoas portadoras de algum tipo de dor crônica pode ser bem lentamente! Pode ser uma caminhada,10 minutos 2 a 3 vezes por semana. É importante que você crie um ritmo, e que você tenha regularidade. Fazer apenas 1x por semana não serve, pois pode gerar dor. Aumente gradualmente frequência e intensidade. O mínimo para a manutenção do controle da dor que eu recomendo aos meus pacientes deve ser 30 minutos 3x por semana, ou 40 minutos 2x.

5 etapas:

1 inicie. 2 continue. 3 tenha regularidade. 4 Não desista. 5. Não esqueça das etapas anteriores.

Dor e atividade física caminham juntas!

Agora é para os colegas médicos: Você já perdeu paciente por ter pedido para ele fazer atividade física? Eu já. Muita gente não quer mais saber de você se você orienta iniciar atividade física… por isso existe o tempo certo de orientar essa grande mudança. O paciente deve estar tolerando melhor a dor e estar aderindo a outras terapêuticas.

Existe alguma atividade que quem tem dor não pode fazer? Depende de qual a origem da sua dor, converse com seu médico! Mas uma coisa é certa: seu corpo precisa de movimento, nem que seja fisioterapia!

E você? Já pensou em desistir do seu exercício por causa de dor? Ou ainda nem começou?! Tá esperando o quê?

Dra Tainá Calvette. Médica da Dor. Acupunturiatra.